O paladar é um importante sentido do corpo humano que nos permite reconhecer os sabores. Mas você sabia que esse mesmo sentido pode te levar a descobrir outras características da personalidade? Pois essa foi a experiência proposta aos alunos em uma aula do Itinerário Formativo ‘Corpos sensíveis: muito além da imagem’. A atividade interdisciplinar das áreas de Educação Física e Nutrição teve como objetivo promover a reflexão sobre escolhas cotidianas, a partir de experimentações gustativas.

Com o auxílio do setor de Nutrição, foram preparadas 10 opções de alimentos com texturas, cores e sabores diferentes. Os estudantes tinham de experimentar e descrever as sensações boas e ruins em relação ao paladar e que confrontassem a expectativa e realidade em relação aos alimentos. A partir das anotações, foi realizada uma troca de ideias que levaram a reflexões sobre temas como influência social, diversidade de opiniões, lembranças afetivas, julgamento baseado em aparência, o medo do desconhecido.

Alguns relatos:

“ A pasta de inhame com queijo me lembrou de festas em família.”

“A aula foi diferente e divertida. Através da atividade aprendemos de um jeito diferente que não devemos julgar as coisas apenas pelo que estamos vendo.”

“Despertou uma reflexão sobre julgar as coisas pela “capa” e me ajudou a mudar a forma a qual eu enxergo as coisas na minha perspectiva de mundo.”

“A aula foi diferente e divertida. Através da atividade aprendemos de um jeito diferente que não devemos julgar as coisas apenas pelo que estamos vendo.”

“ Seria melhor estar vendado, pois não saberia o visual da comida e não teria tanto preconceito.”