Rodrigo Teixeira, da turma 2017-2019, Jessica Honorato e Arthur Diniz, da turma 2018-2020, partem para novos desafios, agora fora do Brasil, e contam como a Escola Sesc de Ensino Médio foi o grande diferencial para essa conquista

O ano de 2020 foi desafiador para todos, em especial, para a área de Educação, que se deparou com muitos desafios durante a pandemia de Covid-19. No Polo Educacional Sesc, não foi diferente, nossos professores e funcionários precisaram planejar e articular maneiras de manter, virtualmente, a sensação de afeto e o clima de dedicação que imperam em nosso campus. Em meio a tudo isso, a parceria e a confiança entre professores, familiares e alunos continuam sendo essenciais para que a nossa missão seja cotidianamente alcançada, e os resultados individuais também devem ser celebrados.

Nossos alunos Arthur Diniz (MS), Rodrigo Teixeira (CE) e Jessica Honorato (RJ) são a culminância de um trabalho de muitas mãos, cujo objetivo é transformar vidas. Os estudantes foram aprovados em diferentes universidades norte-americanas e conversamos com eles sobre a alegria do ingresso em instituições estrangeiras, os caminhos que os guiaram e como suas vivências impactaram na decisão de estudar fora do Brasil.

Processo de seleção

Por se tratarem de processos de seleção com diversas etapas como redação, entrevista, carta de motivação entre outros documentos, foi longo o tempo de espera até o resultado final, mas Arthur destaca que o início da caminhada não se deu quando fez sua inscrição, e sim durante sua vida escolar, com as atividades extracurriculares que realizou. “Foram fundamentais para minha aprovação. ” – afirma. 

Jéssica relembrou sua vontade de estudar fora desde o início de seu ciclo no Ensino Médio: “como eu já tinha consciência de que queria estudar fora desde muito jovem, minha jornada pelo Ensino Médio foi muito focada em aproveitar as oportunidades que me eram oferecidas para poder criar um perfil competitivo e me preparar para o application (nome dado ao processo de candidatura) ”.

Formado no Ensino Médio em 2019, Rodrigo relembra seu plano de ação definido no início de 2020 para aperfeiçoar o inglês e entender como funcionavam os processos de seleção nas universidades estrangeiras, com o intuito de realizar seu sonho de infância: estudar fora do Brasil. “Foi um ano de muita dedicação e foco no que eu queria” – declara.

Jéssica também ressalta que o apoio da equipe escolar foi muito importante durante essa fase: “sempre tive o apoio da equipe da Escola, sabe? Desde as orientadoras até os professores, todos foram parceiros e me ajudaram muito, o que é essencial para uma decisão como essa”.

Experiências

As experiências acadêmicas em educação e línguas estrangeiras, como monitoria no Revisional ENEM, mentoria de application, fundação de um clube voltado para compartilhamento de oportunidades de estudos internacionais e as vivências em uma cidade educativa como a nossa foram consideradas essenciais para o êxito nos processos seletivos de universidades estrangeiras pelos quais Jéssica passou. “Eu entrei na ESEM já sabendo que queria estudar fora, mas foi através das atividades às quais eu tive acesso, que eu confirmei esse desejo. ” – destaca.

Engajamento em atividades extracurriculares como empreendedorismo, monitorias residenciais, além da convivência diária com a diversidade brasileira foram fatores fundamentais para elaboração das essays (redação para estudar no exterior) que Rodrigo, aprovado em dez universidades estadunidenses, escreveu para as diferentes instituições as quais se candidatou. “Se eu não tivesse passado pela ESEM, eu não teria conseguido. O valor cultural e social que aprendi no Sesc, os professores e funcionários que me marcaram muito, tudo isso me ajudou. ” – afirma Rodrigo.

Além disso, para Arthur, que assim como Rodrigo estuda em escolas do Sesc desde o ensino fundamental, ter vivido em uma escola-residência com uma rotina intensa de atividades acadêmicas os ensinou não só os conteúdos da grade curricular, mas também gerenciamento de tempo, responsabilidade e proatividade. Já a perspectiva de uma visão de mundo mais solidária, onde o compromisso social é fundamental, foram fatores diferenciais em suas formações. Arthur também ressalta seu envolvimento com projetos artísticos e estudos na área de exatas, como Projeto Bandas, CIA Teatral, Orquestra, monitoria de piano, aulas específicas de Matemática e Física Moderna e Qualificação Profissional em Robótica, atividades consideradas importantes na sua formação cidadã.

Resultados

Rodrigo, que recebeu aceites de 10 universidades (Lycoming College, Saint Leo University, Indiana University – Purdue University (IUPUI), Oglethorpe University, Transylvania University, Ohio Univesity, Saint Louis University, Drexel University, Temple University e Stetson University), todas com bolsa integral, escolheu a Stetson University (DeLand – Flórida) para trilhar seus estudos. Na referida instituição, o estudante também foi aprovado no Program Bonner e vai receber uma bolsa de quase 200 mil dólares para pagar seus estudos e apoiá-lo durante os 4 anos do curso em Marketing, Empreendedorismo e Negócios, com objetivo de ser um agente social nos Estados Unidos ou em outros países.

Jéssica foi aceita em Wellesley College (Wellesley, Massachusetts) e Dartmouth College (Hanover, Nova Hampshire), que é parte da Ivy League*, com bolsa integral em ambas universidades. O curso será definido no final do segundo ano de faculdade.

Já Arthur foi aprovado na Minerva Schools At KGI (São Francisco, Califórnia), para um programa de graduação de quatro anos, com bolsa de 80%. O primeiro ano é comum a todos os estudantes e, a partir do segundo, o aluno se direciona para a área que deseja, Ciência da Computação, no caso dele. A proposta do curso é oferecer, além do diploma, uma experiência global, na qual as turmas passam por sete cidades diferentes ao longo desse período. O primeiro ano é em São Francisco, nos EUA, e os seguintes são divididos semestralmente entre Londres, Berlim, Hyderabad, Buenos Aires, Taipei e Seoul.

Nossos estudantes também deixaram alguns conselhos para quem pretende seguir uma trajetória acadêmica internacional. Confira!

1 – Treine muito o inglês (ou a língua do país em que pretende estudar). Conhecer a língua é fundamental para fazer os testes requeridos pelas instituições. O ideal é já ter um nível razoável de fluência ao participar dos processos seletivos.

2 – Garanta boas notas. No Brasil, para entrar em uma universidade, as suas notas do ensino médio geralmente não importam. Mas na maioria das universidades estrangeiras o histórico escolar é avaliado, portanto, é essencial ter notas acima da média.

3 – Invista seu tempo em atividades extracurriculares. O que você faz fora de sala de aula é muito importante nesses processos seletivos, pois demonstra que você é uma pessoa proativa, interessada e engajada.

4 – Saiba se comunicar. Essa é uma habilidade que vai ser útil em todas as áreas da sua vida, tanto em processos seletivos (que muitas vezes envolvem entrevistas) quanto na vida universitária que vem após a aprovação.

5 – Persistência. O processo é chato, estressante e às vezes você pode ficar desanimado. O importante nessas horas é respirar um pouco, talvez até dar uma pequena pausa, e então seguir fazendo tudo o que puder para conquistar a aprovação. No final, vale a pena.

6 – Agarre todas as oportunidades possíveis. Oportunidades não faltam na Escola Sesc de Ensino Médio. Desde peças de teatro e painéis culturais, até aulas extracurriculares e clubes, tudo é uma chance que você tem de crescer, amadurecer e encontrar uma paixão. Aproveite sabiamente tudo que é oferecido para além de sala de aula.

7 – Não tenha medo de pedir ajuda. A ESEM não é só uma escola, é uma comunidade composta por todos os funcionários, alunos e egressos. Isso é muita gente e a grande maioria dessas pessoas está disposta a ajudar.

8 – Saiba por que você quer isso, se é o seu propósito, pois você vai precisar se dedicar.

9 – Converse com seus pais e mostre que você está disposto a se esforçar para dar certo.

10 – Procure pessoas que também desejam passar por processo semelhante para você trocar experiências e apoio.

Nossos parabéns e desejo de muito sucesso nesse novo ciclo, queridos egressos! Enjoy it!

*A Ivy League é um grupo formado por oito das universidades mais prestigiadas dos Estados Unidos: Brown, Columbia, Cornell, Dartmouth, Harvard, Universidade da Pensilvânia, Princeton e Yale. Muitas delas também figuram nas listas de melhores universidades do mundo, elaboradas por organizações como a QS e a Times Higher Education. (Fonte: https://www.estudarfora.org.br/conheca-as-8-universidadades-que-formam-a-ivy-league/)