Escola Sesc de Artes Dramáticas
O Polo Educacional Sesc criou em 2021 a Escola Sesc de Artes Dramáticas (ESAD) com o objetivo de oferecer formação gratuita para atores e atrizes, oriundos de diversos estados do Brasil e, sobretudo, de territórios periféricos do Rio de Janeiro. O curso possui dois anos de duração, totalizando carga horária de 1.000 horas.
O currículo tem como base os processos de encenação colaborativa, a produção dramatúrgica latino-americana, a decolonialidade e a interlocução cultura/educação/territorialidade visando à formação de artistas engajados, capazes de contribuir para o desenvolvimento das artes cênicas no país de forma ética, plural e cidadã.
A Escola possui estrutura de excelência com salas bem equipadas para a realização das aulas, além de um teatro e um anfiteatro. Sua localização na Zona Oeste do Rio de Janeiro, região com escassez de políticas culturais, promove a descentralização da oferta formativa e programática, bem como incentiva o surgimento de novos protagonistas.
Inscrições 2024.2025
Interessados em participar do processo seletivo das turmas do segundo semestre de 2024 e primeiro semestre de 2025 poderão se inscrever no período de 8 de abril a 6 de maio de 2024. Podem concorrer candidatos com idade a partir de 18 anos, que tenham conhecimento em nível intermediário na área de artes cênicas e ensino médio completo. Acesse o edital para mais informações.
Perguntas Frequentes
Publicaram o Edital, como faço para fazer a inscrição?
No Edital há todas as regras e orientações para fazer a inscrição e participar do processo. Leia todo o conteúdo e atenção aos critérios obrigatórios e a data para inscrição.
Onde fica a Escola Sesc de Artes Dramáticas?
A Escola Sesc de Artes Dramáticas faz parte do Polo Educacional Sesc. O campus fica na Av. Ayrton Senna 5.677, Jacarepaguá, na cidade do Rio de Janeiro.
As aulas são somente presenciais?
Sim, as aulas são presenciais e ocorrem de segunda a sexta-feira, no horário de 18h40 às 22h.
Qual documentação é necessária para se inscrever?
Os documentos necessários são: Documento de identificação, Comprovante de residência, Comprovante que concluiu o Ensino Médio e o Memorial. Os documentos precisam ser anexados no formulário para que a inscrição seja validada, enviado em imagem (PNG,JPG e JPEG) ou PDF, até 1 MB
Qual o período de inscrições?
De 8 de abril até as 18 horas do dia 6 de maio de 2024, via internet.
O que são critérios obrigatórios?
São requisitos, o que você precisa para participar. No Edital, há critérios obrigatórios e critérios prioritários.
Para fazer a sua inscrição e participar do processo, você precisa atender a dois critérios obrigatórios:
· Ter concluído o Ensino Médio e
· Ter, no mínimo, 18 (dezoito) anos completos no ato da inscrição.
Atendo aos critérios obrigatórios, como faço para fazer a inscrição?
Acesse o link de inscrição, preencha o formulário e envie os documentos para comprovar os critérios obrigatórios. No Artigo 7º do Edital, você encontra a listagem de documentos que precisa enviar.
Quais documentos obrigatórios que preciso enviar na inscrição?
· Documento oficial de identidade (Carteira de identidade, CNH, Carteira de Trabalho ou Passaporte)
· Comprovante de residência (conta de luz, gás, água, telefone ou internet
· Comprovante de escolaridade (Diploma, Certificado, Certidão ou Declaração de conclusão, ou histórico escolar emitido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC).
· Memorial
Os documentos precisam ser enviados em formato de imagem (PNG, JPG e JPEG) ou PDF e extensão menor que 1 MB.
Fiz a inscrição e não anexei os todos os documentos. O que faço?
Os candidatos que já realizaram a inscrição e não anexaram os documentos têm até o dia 6 de maio para acessar o link com o seu CPF e concluir a mesma anexando todos os documentos necessários.
Como faço para enviar os documentos?
Acesse o link de inscrição, na aba documentos você deverá:
· Selecionar o documento que irá anexar
· Clicar para buscar o arquivo do documento
· Depois clique em Anexar
Os documentos só podem ser enviados em arquivos no formato de imagem (PNG, JPG e JPEG) ou PDF e extensão menor que 1 MB.
Como é o Processo seletivo da ESAD?
O processo seletivo é gratuito e composto por quatro fases. Para participar é preciso atender aos critérios obrigatórios e fazer a sua inscrição.
Etapa | Descrição | Pontuação |
1ª | Validação da Inscrição | Não pontua |
2ª | Avaliação do Memorial | Pontuação de 0,0 a 10,00, somente para fins de seleção para o THE |
3ª | Teste de Habilidade Específica | Pontuação de 0,0 a 10,00, para composição da média final |
4ª | Entrevista | Pontuação de 0,0 a 10,00, para composição da média final |
O que é a fase de Validação da Inscrição?
Após o período de inscrição, os documentos enviados serão conferidos e validados. Os candidatos que comprovarem os critérios obrigatórios terão a inscrição validada para a próxima fase (Avaliação do Memorial).
O que é Memorial?
Para fins desse processo, o memorial consiste em uma autoapresentação elaborada pelo(a) candidato(a), descrevendo sua trajetória pessoal e articulando-a com a proposta da Escola Sesc de Artes Dramáticas. Formato: máximo de 2 (duas) páginas, em espaço 1,5 linhas, fonte Arial, tamanho 12, margens 2,5cm. Esse documento precisa ser enviado no ato da inscrição.
Não sou dependente de comerciário, posso participar?
Sim. Você não precisa ser trabalhador ou dependente de comerciário para fazer a inscrição e participar.
Como posso saber ser sou dependente de comerciário?
Como posso saber ser sou dependente de comerciário? Para tirar essa dúvida e ter mais informação acesse www.sesc.com.br/credencial e leia a aba “Quem tem direito a credencial Plena”?
Não fiz todo o meu Ensino Médio em escola pública, posso fazer a inscrição?
Sim. Você não precisa ter essa condição para fazer a inscrição e participar.
Há taxa de inscrição para fazer o processo?
Não há taxa de inscrição, o processo é gratuito!
Há limite de idade para participar?
Sim. Para participar do processo você precisa, obrigatoriamente, ter 18 anos completos no ato da inscrição.
No processo de seleção para a ESAD também tem critérios prioritários. Quais são eles e para que servem?
Em observância às finalidades do Sesc, no Processo Seletivo de Estudantes para ingresso na Escola Sesc de Artes Dramáticas, em caso de empate após todas as etapas do processo de seleção, terão prioridade às vagas os(a) candidatos(as) que comprovarem, no ato da inscrição:
· Terem renda familiar bruta igual ou inferior a 03 (três) salários-mínimos (nacional).
· Trabalhem ou sejam dependentes de trabalhadores(as) no comércio de bens, serviços e turismo.
· Tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas da rede de ensino Sesc, em escolas públicas ou na condição de bolsista integral (100%) em escola privada.
(Saiba mais no Artigo 4 do Edital)
Quais são os documentos para comprovação dos critérios prioritários?
· Autodeclaração de Renda Familiar
· Carteira do Sesc do(a) Candidato(a)
· Cópia do Histórico Escolar ou Declaração da escola de origem, em papel timbrado, assinada e com carimbo da escola, que comprove ter cursado o Ensino Médio integralmente na Rede Sesc, na Rede Pública ou na condição de bolsista integral (100%) de escola privada. A data de emissão deverá ser inferior a 30 dias.
Não tenho Critérios Prioritários posso participar?
Sim, desde que atenda aos critérios obrigatórios.
Você não precisa ter os critérios prioritários para participar, mas ao declarar na inscrição que tem esses critérios, deverá enviar os documentos para análise. Após o resultado final os candidatos aprovados e que comprovarem os critérios prioritários, terão prioridades às vaga
Formação Técnica
A Escola Sesc de Artes Dramáticas é um curso regular de formação técnica em teatro. A Habilitação Profissional Técnica permite aos alunos o registro profissional emitido gratuitamente pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT). Essa ação é resultado da parceria entre Sesc e Senac com objetivo de unir esforços para ampliar o fomento ao setor cultural e oferecer uma formação gratuita e acessível aos artistas.