“Há cerca de 400 milhões de anos, a vida começou nos oceanos. Ou seja, somos filhos da água.”. Foi com esta afirmação que nossa aluna da 2ª série Nicolly de Lourdes Silva Figueiredo começou a redação que conquistou o primeiro lugar no concurso Iluminando os Ideais do PEA-UNESCO 2022. Com o título “A origem”, o texto provoca a reflexão sobre o quanto subestimamos a importância dos oceanos na preservação da vida e a necessidade urgente de atitudes que possibilitem a conscientização de toda a sociedade sobre os rumos que estamos tomando e suas consequências futuras.

Oito alunos da Escola produziram textos para o concurso. Como a participação se limita a um aluno, a equipe de professores realizou uma seleção interna e decidiu pela redação de Nicolly, que teve como orientador o professor Rodrigo Peixoto. Os demais estudantes tiveram a oportunidade de apresentar seus textos à comunidade escolar, em um evento realizado posteriormente. Essa é a terceira vez que a Escola Sesc participa do concurso. Nos anos de 2018 e 2019, o aluno Lucas Soares recebeu o prêmio hors concours.

O Prêmio Iluminando os Ideais tem como objetivo promover debates e mobilizar a comunidade escolar acerca de temas de relevância social, por meio de produções textuais. Em sua quarta edição, o concurso traz o tema “Ciência Oceânica: um olhar respeitoso sobre os nossos mares”, inspirado na Década Internacional da Oceanografia para o Desenvolvimento Sustentável, que se estende até 2030.

Nicolly recebeu a premiação durante o V Seminário PEA-UNESCO/RJ, realizado dia 21 de novembro. No evento, que reúne as Escolas Associadas da Unesco, as professoras do Polo Educacional Gisele Cantalice e Gisele Ribeiro apresentaram um relato sobre as experiências de três unidades curriculares da grade da Escola Sesc de Ensino Médio, que dialogam com o Ano Internacional das Ciências Básicas para a Sustentabilidade, estabelecido pela ONU: o Caminho das Ciências, o Ciência fora da Caixa e o MatLab.

A Escola Sesc de Ensino Médio faz parte da Rede de Escolas Associadas da UNESCO, estando ao lado de 11.500 estabelecimentos de ensino, localizados em 182 países, que se dedicam a uma educação focada em quatro pilares: Aprender a Fazer, Aprender a Ser, Aprender a Conhecer e Aprender a Viver Juntos.

Clique aqui e confira o texto de Nicolly na íntegra.