Seis projetos desenvolvidos por alunos estarão entre as atividades apresentadas na Fiocruz

Projetos desenvolvidos por alunos do Polo Educacional Sesc serão apresentados na Fiocruz durante a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no período de 17 a 20 de outubro. O maior evento de popularização da ciência do país tem como tema este ano “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, reconhecendo a importância do campo para atingir parte dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

A programação conta com mais de 100 atividades de popularização das ciências básicas. O Polo Educacional apresentará seis projetos, entre eles o Ciência fora da Caixa, finalista do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Sebrae. Desenvolvido pelos estudantes, tem como proposta a produção de caixas customizadas contendo kits para a realização de experimentos referentes a diferentes temas de Ciências da Natureza.

As caixas são distribuídas a escolas que não dispõem de laboratórios, possibilitando aos alunos vivenciarem a teoria aprendida em sala de aula na prática. Os temas trabalhados são: Cores e luzes; Aromas e memórias; Terra e Universo; Fenômenos da matéria e Transformação da matéria. Para montagem dos kits são utilizados materiais de baixo custo, versáteis, acessíveis e replicáveis, como forma de facilitar sua reprodução pelas escolas. Entre março e agosto, as caixas chegaram a 62 escolas, em 14 estados do país.

Também serão apresentados no evento os projetos Caminho das Ciências; a mostra Em cada canto um canto; Cartas para Carolina, com a abordagem de tecnologias de comunicação; Matlab e Geomaker. As atividades acontecerão nos dias 17 e 19 de outubro, em três sessões de uma hora, entre 13h30 e 16h30.

Polo Educacional Sesc

Localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, o Polo Educacional Sesc atua em segmentos como Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Cultura. Tem entre suas unidades a Escola Sesc de Ensino Médio, referência em ensino gratuito e de excelência. Por meio de uma proposta pedagógica diferenciada e uma estrutura que permite a convivência, a integração e o aprendizado interdisciplinar, os alunos são preparados para seus projetos de vida, continuação dos estudos e inserção no mercado de trabalho.