Os Coletivos artísticos da Escola Sesc de Ensino Médio encerra o ano com a exibição do espetáculo Os Saltimbancos – Uma revolução possível?. A montagem é uma adaptação da versão brasileira da peça Os Saltimbancos, traduzida por Chico Buarque de Hollanda a partir da obra original Sergio Bardotti e de Luis Enriquez Bacalov, inspirada por sua vez em Os músicos de Bremen, dos Irmãos Grimm.
Para produzir a montagem, os coletivos investigaram várias questões relacionadas à peça original. Na história, um grupo de animais decide montar uma banda e tentar a sorte na cidade grande para fugir dos maus tratos e da exploração de seus “tutores”. Os alunos optaram por usar a causa ambiental e de proteção animal como foco da encenação. O ideal de liberdade, justiça, igualdade e equidades sociais constituem um chamado para se pensar um mundo mais digno tanto para os animais domesticados, como aqueles da cadeia produtiva alimentar.
Os Coletivos Artísticos do Polo Educacional Sesc são integrados por estudantes de todas as séries, interessados nas diversas linguagens artísticas: artes cênicas, artes visuais, música e dança. O objetivo é proporcionar uma imersão no processo das práticas de montagem, que permita a ampliação do olhar estético do aluno, assim como a visão do funcionamento do mercado profissional das artes.
A produção do espetáculo Os Saltimbancos – Uma revolução possível? contou com a participação de estudantes de todas as séries do Ensino Médio, integrantes da Escola Sesc de Artes Dramáticas, dois egressos da Escola Sesc de Ensino Médio e alunos da turma final de figurino, cenografia e produção.
Comentários