Alunas aprenderam receitas e técnicas para aproveitamento integral dos alimentos

O Restaurante do Polo Educacional Sesc recebeu merendeiras de creches e escolas da Cidade de Deus para uma ação pra lá de saborosa. Elas participaram da Oficina de Aproveitamento Integral de Alimentos, realizada de 18 a 29 de julho. O projeto piloto, realizado em parceria com as áreas de Assistência e Sustentabilidade do Sesc, tem como objetivo apoiar na formação e reciclagem das profissionais e difundir técnicas que evitem o desperdício e promovam uma alimentação mais saudável.

A ação surgiu de uma solicitação da Alfazendo, ONG da Cidade de Deus parceira do Programa Mesa Brasil Sesc, que mobilizou as merendeiras e mães da comunidade interessadas na oficina. As aulas foram realizadas em três módulos. O primeiro tratou de noções práticas sobre manipulação e higienização de alimentos e técnicas de conservação, como o branqueamento, processo rápido de cozimento que facilita o congelamento.

“A higiene tanto pessoal como dos ambientes onde os alimentos são manipulados são de grande importância para estas profissionais, pois garantem uma alimentação segura para os alunos das escolas e creches. Procuramos abordar os temas dentro da realidade delas, ou seja, como nem sempre têm acesso ao hipoclorito de sódio, ensinamos como fazer a dilução do cloro na água de forma caseira”, explicou a nutricionista responsável pelo restaurante, Paloma Araújo.

Nas demais aulas foram apresentadas receitas que mostravam como reduzir o desperdício a partir do aproveitamento integral dos alimentos. Cascas e talos que normalmente são descartados compuseram pratos como salpicão, molhos e bolos nas mãos do chefe Ricardo Correia, responsável pelas refeições dos funcionários e alunos do Polo. Em paralelo, Paloma Araújo explicou as alunas as propriedades de produtos como a casca da cebola, que tem ação anti-inflamatória, ou o talo de salsinha, rico em vitaminas e ferro.

A turma aprovou o tempeiro. “Maravilha. Tô aprendendo muito e vou levar as dicas para minhas colegas na escola. Com certeza vamos aproveitar melhor os alimentos e variar o cardápio”, disse Altina Maria dos Santos, merendeira há mais de 30 anos.

Confira abaixo duas receitas apresentadas na oficina:

Arroz turbinado

Ingredientes:
2 xícaras de arroz
1 xícara de casca de abóbora ralada
1 xícara de casca de melancia ralada
1 xícara de casca de melão ralada
1 xícara de talos de salsa picados
1 cenoura ralada com casca
1 cebola cortada
6 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho amassados
1 litro de água de cocção da casca da abóbora
Sal a gosto

Preparo: Refogue a cebola e o alho no azeite, junte as cascas e a cenoura ao refogado e cozinhe até ficarem macias. Coloque o arroz, adicione o líquido de cocção e o sal e deixe cozinhar. Depois de pronto, acrescente os talos de salsa e sirva.

Brigadeiro de Banana de colher

Ingredientes:
4 bananas maduras com casca
4 colheres de açúcar cristal
2 colheres de sopa de manteiga
1 xícara e ½ de chá de leite integral
1 colher de sopa de amido de milho

Preparo: Higienizar as bananas antes de usar, cortar as bananas em pedaços pequenos e cozinhar com a casca até amolecer. Escorrer e triturar no liquidificador até formar um creme. Em uma panela, colocar o creme de banana, o leite, açúcar, manteiga e o amido de milho. Levar ao fogo baixo até ficar em ponto de calda. Deixar cerca de 30 minutos na geladeira e decorar conforme desejar.