Nesta edição, o Concurso Jovens Dramaturgos recebeu 152 inscrições de escritores de 21 estados brasileiros – Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo, além do Distrito Federal.
O projeto é organizado em quatro etapas. Na primeira etapa, eliminatória, realizada por uma comissão de especialistas em dramaturgia e literatura composta por profissionais externos e por curadores da Rede Sesc de Difusão e Intercâmbio das Artes Cênicas, foram pré-selecionados vinte textos. Na segunda etapa, classificatória, realizada por integrantes da equipe pedagógica e cultural da Escola Sesc de Ensino Médio, dos vinte textos pré-selecionados, cinco são classificados para publicação. Todos os textos inscritos são avaliados por, no mínimo, três curadores em cada uma das etapas. A terceira etapa consiste na realização de uma residência artística, na qual durante uma semana os cinco autores selecionados participam de uma imersão formativa com profissionais de referência no cenário das artes cênicas e também acompanham as audições de grupos locais que se candidataram a realizar as leituras encenadas de lançamento. Esta foi a primeira edição em que implementamos as audições, para as quais cinco jovens companhias foram pré-selecionadas: Blabonga Cia Teatral, Coletivo Última Hora, Manas Juanas, NósUni e Teatro Caminho, sendo a Blabonga Cia Teatral a vencedora, ficando encarregada de realizar as leituras encenadas no lançamento da publicação.
Em 2020 o mundo foi impactado pela pandemia Covid 19, que gerou uma série de adaptações na sociedade como um todo. Por isso, nesta edição, para a etapa de lançamento optamos pela publicação on-line, neste formato de e-book, e as leituras encenadas foram transmitidas pela internet, respeitando o isolamento social e todas as medidas de segurança para controle da pandemia.
Esperamos, portanto, contribuir para que os textos presentes nesta edição sejam difundidos e apreciados pelo público, estimulando cada vez mais a escrita dramatúrgica e a encenação dos jovens artistas.
Comentários