Manter uma bola de isopor suspensa por meio do jato de ar de um secador de cabelos. Esse foi um dos desafios que os alunos do Colégio João XXIII encararam na visita ao Polo Educacional Sesc. Eles participaram do Caminho das Ciências, projeto que oferece a estudantes de escolas públicas e privadas a oportunidade de realizar experimentos e ver na prática diversos conceitos que aprendem de forma teórica nas salas de aula.  

O projeto é uma unidade curricular do Itinerário Formativo de Divulgação Científica. Os alunos do Polo são responsáveis pelo roteiro da visita, seleção e produção dos experimentos e orientação aos estudantes visitantes. Nesta edição, eles atenderam a uma turma de 1ª série do Ensino Médio pela primeira vez e puderam explicar os experimentos com um detalhamento maior. No desafio do secador, por exemplo, os alunos falaram sobre o princípio de Bernoulli, que explica como o avião se mantém no ar.  

Professora de Química do grupo de alunos visitantes, Morgana Guimarães considerou a participação no Caminho das Ciências de grande importância para o projeto de vida. “Ao trazer os alunos aqui, minha ideia é que eles tivessem uma vivência prática com a química, a física, e também a oportunidade de refletirem de forma mais consciente sobre as escolhas de seus projetos de vida. E a parte lúdica nos ajuda muito neste trabalho, em todos os sentidos”.