São oferecidas 210 vagas para cursar gratuitamente a 1ª série do Ensino Médio; inscrições podem ser realizadas até 4 de agosto de 2022

A Escola Sesc de Ensino Médio está com inscrições abertas para jovens que desejam cursar o Ensino Médio gratuitamente. Para a turma de 2023, o Sesc mais que dobrou o número de vagas: são 210 para a 1ª série, em regime externo, um aumento de 133% em relação ao ano passado. Os interessados podem se inscrever até 4 de agosto. O processo seletivo é gratuito e os candidatos aprovados terão bolsa educacional integral, para os três anos do Ensino Médio, com alimentação incluída.

As atividades são realizadas, de segunda a sexta, em horário integral, de 8h às 17h, com aulas presenciais e atividades híbridas, incluindo, portanto, as tecnologias educacionais no processo de aprendizagem. Para uma formação integral, a Escola Sesc valoriza aspectos acadêmicos, culturais, sociais, físicos e emocionais, em total alinhamento às diretrizes do Novo Ensino Médio.


“A Escola Sesc não se guia apenas pela excelência acadêmica em espaço de estrutura física privilegiada, mas preza pelas relações interpessoais em um processo importante de pedagogia pelo afeto. É por meio dessa experiência que temos como missão criar memórias únicas e mostrar aos alunos que a Educação, além de fundamental, é o único caminho para a transformação da vida. Costumamos dizer que a Escola Sesc prepara para qualquer que seja o projeto de vida do aluno após a conclusão do Ensino Médio: seja para a continuação dos estudos em Nível Superior, seja para ações de intercâmbio ou mesmo para o mercado de trabalho, inclusive como empreendedores de seus próprios projetos. A Escola Sesc prepara para a vida”, explica o diretor acadêmico do Polo Educacional Sesc, Luiz Fernando de Moraes.

A instituição é reconhecida por sua excelência acadêmica em perspectiva integral e integrada, além de possuir uma ampla estrutura com complexo esportivo, complexo maker, laboratórios de ciências, biblioteca e centro cultural. Ela oferece um diversificado conjunto de Unidades Curriculares nos 5 Itinerários Formativos, garantindo que a experiência do Novo Ensino Médio seja completa e consistente.

“Desde a sua criação, em 2008, já tínhamos como concepção um currículo integrado e diversificado. O Novo Ensino Médio exige a inclusão de itinerários formativos no currículo dos estudantes para o desenvolvimento de competências e habilidades, considerando seus interesses e projetos de vida. Nós já tínhamos esse modelo em funcionamento, tendo em vista o vasto número de atividades eletivas que já oferecíamos. Virar essa chave, portanto, foi menos complexo do que para muitas instituições”, complementa o diretor.

Para garantir a autonomia e o protagonismo dos alunos no processo de aprendizado, a escola oferece mais de 100 Unidades Curriculares em todos os Itinerários Formativos. Dentre elas, é possível encontrar cursos de robótica e inteligência artificial, educação financeira, simulação da Jovem ONU, práticas biomédicas, ciência na cozinha, línguas adicionais (inglês e espanhol),

atualidades do mundo contemporâneo, laboratórios de redação para o ENEM, Natação, Teatro entre muitos outros. As Unidades Curriculares são organizadas por trilhas de aprendizagem dentro dos 5 itinerários formativos: Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Formação Profissional. Assim, são inúmeras as possibilidades de formação, que devem ser ampliadas ainda para o próximo ano.

Para fazer a inscrição e participar do processo, o jovem precisa, obrigatoriamente, estar cursando ou ter concluído o 9º ano do Ensino Fundamental e ter nascido entre 1º de janeiro de 2007 a 31 de dezembro de 2009. O processo seletivo tem entre suas fases a realização de provas objetivas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, além de redação.

Para 2023, as vagas estão separadas por dois públicos de perfil distintos: vagas para o público PCG (Programa de Comprometimento e Gratuidade) destinadas aos candidatos com renda familiar bruta de até 3 salários mínimos nacionais, e vagas para o público em geral. Os dependentes dos Trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo com Credencial Plena (informações em www.sesc.com.br/credencial) e quem cursou ao menos 2/3 do ensino fundamental em escola pública ou 2/3 na rede particular com bolsa integral têm prioridade no processo, recebendo pontuações adicionais na concorrência. As informações adicionais estão disponíveis no Edital publicado no site do Polo.