A oficina “Sesc Dramaturgias – Leitura Dramática, com Kátia Bizinotto – Grupontapé (MG)” tem o intuito de instigar os participantes a desenvolver a capacidade da escuta, da fala e da imaginação, por meio da leitura dramática de uma radionovela.

As inscrições gratuitas estão abertas de 7 a 21 de abril neste link. O resultado da inscrição será publicado no dia 23 de abril e as aulas ocorrem de 26 a 30 de abril, das 18h às 22h, no formato on-line e ao vivo (aulas síncronas). 

Objetivos da oficina:

– Realizar a leitura dramática de uma Radionovela – dramaturgia radiofônica;

– Realizar um trabalho que possibilite o foco no texto e no trabalho vocal, que não conecte a nenhuma montagem teatral já vista, a fim de abrir o campo da imaginação;

– Resgatar parte da história desse gênero tão importante na história do rádio e valorizar essa dramaturgia como uma ode a mais enigmática das capacidades do ser humano: a imaginação. 

– Compartilhar exercícios teatrais que favoreçam abranjam questões fisiológicas do aparelho vocal, compreensão textual e da linguagem das Radionovelas, especialmente o melodrama, e de comunicação e expressão: intenções, criação de imagens, sentimentos, produção de sentido por meio da fala.

– Propor jogos teatrais e exercícios de criatividade que desenvolvam e desobstruam a imaginação, auxiliando na criação das personagens;

– Realizar a leitura aberta ao público, como se fosse a própria gravação da Radionovela.

Metodologia

Serão propostos exercícios que integrem todos, atores e não atores, com exercícios para desinibição e trabalho coletivo, despertando criatividade, imaginação, concentração, aumentando a autoestima e interesse no teatro, sendo a leitura dramatizada. As aulas serão práticas (exercícios para o despertar da consciência de corpo e voz; jogos teatrais; improvisação) entremeadas de teoria, com (leitura de textos e debates reflexivos).

Currículo da ministrante:

Kátia Bizinotto (MG) – Atriz co-fundadora do Grupontapé, sediado em Uberlândia-MG e consolidado após a estreia de “A Mulher sem Pecado”, de Nelson Rodrigues. A partir desta escolha sua história de formação e profissional se confunde com a história do próprio Grupontapé no qual, além de artista, responde pela coordenação administrativa e gestão dos projetos. Sua formação como artista é prática, no fazer do próprio Grupo, tendo atuado no teatro, participando de praticamente todos os espetáculos, dos dois filmes produzidos pelo Grupo: “Bravo” e “Asas ao redor de mim” e da produção e atuação na Radionovela “Alma Ferida”. Coordenou e participou de diversas atividades promovidas pela Escola Livre do Grupontapé, dentre elas o projeto Leitura Dramática.