Encontros são momentos importantes de troca, que nos possibilitam aprender e ensinar. Imagina então quando o encontro reúne duas gerações distantes. Essa é a proposta do projeto Intergerações – Aprendendo e Ensinando, atividade complementar oferecida aos alunos do Polo Educacional Sesc. O objetivo é aproximar jovens e idosos, proporcionando uma experiência enriquecedora a partir do intercâmbio de histórias e saberes. Este ano, o projeto teve início com uma visita de integrantes do Centro-Dia Casa de Santa Ana, na Cidade de Deus, que foram recebidos pelos estudantes em uma festa alusiva a Páscoa.

O projeto social é oferecido aos estudantes de todas as séries, que se inscrevem para participação.  Normalmente, eles visitam o centro-dia e desenvolvem ações educativas com as integrantes da Casa de Santa Ana, abordando alfabetização tecnológica, saúde do idoso, alimentação saudável, música, entre outros. Desta vez, o desafio foi receber os visitantes e apresentar o campus.

De acordo com a professora Ivanise Lima, responsável pelo projeto, a ideia foi proporcionar aos idosos e idosas um dia diferente e a oportunidade de interagirem com os alunos no ambiente escolar. Maria de Lourdes Braz, fundadora e coordenadora da Casa de Santa Ana, considerou a visita uma experiência enriquecedora para o grupo. “Eles adoraram, uma semana antes já estavam ansiosos à espera da visita. São pessoas que têm em média 80 anos  e muito a oferecer nessa troca com os alunos”, disse.

E não faltaram histórias, sorrisos e até lágrimas nesse encontro. Aluna da 1ª série, Yasmin Albuquerque confessa que se emocionou com os relatos das visitantes. “O projeto Intergerações chamou minha atenção pela relação que eu tenho com meus avós, que me ensinam muito. Essa interação com pessoas idosas é muito interessante”, contou.