O restaurante do Polo Educacional Sesc ganhou um reforço que está tornando as refeições muito mais saborosas. Criada há cerca de três meses, a horta experimental é garantia de saladas fresquinhas no Cantinho do Bem-Estar. Alface e rúcula já estão ganhando espaço no cardápio e em breve a colheita vai render outros produtos, como cenoura, tomate e couve, por exemplo. O sucesso é tanto que já está em estudo um novo espaço para ampliar o plantio desses alimentos e iniciar o cultivo de novos.

“Era um sonho do Polo ter a horta. Essa iniciativa em fase experimental já está rendendo frutos, literalmente. A alface e a rúcula já estamos utilizando no cantinho do bem-estar”, conta a nutricionista Paloma Araújo, responsável pelo restaurante. “Nós usamos 12 quilos de alface no almoço e a horta está fornecendo 8 quilos. Está quase suprindo a necessidade diária”, complementou o chefe de cozinha Ricardo Antonio Correia.

O jardineiro Francisco Raimundo de Oliveira é o responsável pela horta, que ocupa um espaço de 250 metros quadrados, no campus. A composteira garante a adubação da terra e a qualidade dos alimentos orgânicos. Uma experiência boa para quem come e também para quem prepara as refeições. “A qualidade de folha é diferente, a gente sente a crocância. Os produtos que vêm da serra passam por muitos processos, como o tempo de transporte, a separação do Ceasa. Aqui a gente tira na parte da manhã, já vai para a cozinha e 11h estamos servindo”, conta o chefe Ricardo.

A partir do segundo semestre, a horta experimental terá também uma função educativa. O núcleo de Nutrição, em parceria com o núcleo de Ciências da Natureza, proporcionará aos alunos da Escola Sesc de Ensino Médio a oportunidade de conhecerem mais sobre o processo de plantio. “Eles terão informações sobre o plantio, farão a colheita dos alimentos e depois participarão de uma atividade na cozinha experimental, preparando os alimentos colhidos na horta para o jantar”, contou Paloma.