Ex-aluno da Escola Sesc de Ensino Médio, Marcio Filipe Peixoto Pantoja, 20 anos, considera matemática um ‘entretenimento’. E foi com essa tranquilidade que ele conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Particulares – OBMEP, em 2019, tornando-se o primeiro aluno do Polo Educacional a obter a premiação. Por conta da pandemia, a cerimônia de entrega da medalha foi adiada e ocorrerá no dia 7 de novembro. Mas os louros já chegaram: por conta da conquista, Marcio recebeu convites para estudar em instituições renomadas, inclusive fora do país.
“Sempre gostei de matemática e na Escola Sesc encontrei um grande incentivo para me aprofundar nos estudos da disciplina. A medalha de ouro na OBMEP representou duas oportunidades de bolsas de estudo, o reconhecimento das pessoas ao meu redor e um pouquinho de orgulho”, disse.
A edição do evento contou com a participação de aproximadamente 18 milhões de candidatos e 75 foram premiados no recorte de escolas privadas. A OBMEP é um projeto nacional, dirigido a escolas públicas e particulares de todo o país, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM e recursos do Ministério da Educação e do Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações.
Atualmente, Marcio Filipe estuda Animação na Universidade Federal de Santa Catarina. Ele descobriu a vocação ainda na Escola Sesc, quando teve contato com a área de design. Mesmo distante da matemática, o estudante acha que sua formação tem ajudado no aprendizado superior. “De certo modo, a mentalidade mais lógica que a matemática me deu auxilia na hora de fazer animação”, contou, acrescentando que o curso lhe trouxe novos desafios, apresentando questões mais diversas.
Comentários