A turma 23-25 da Escola Sesc de Ensino Médio participou do trabalho de campo “Nós e a Cidade”. Este projeto tem o objetivo de conectar de maneira crítica os estudantes ao espaço urbano, explorando a história, as desigualdades sociais e as características físicas marcantes do Rio de Janeiro.
No segundo ano do ensino médio, a atividade mergulha na cidade através de uma lente que inclui o período joanino e a literatura de Machado de Assis, integrando disciplinas como História, Literatura, Artes e Geografia. Os alunos são incentivados a refletir sobre temas como o direito à cidade, as contradições sociais evidentes no ambiente urbano e a história que moldou o Rio de Janeiro ao longo dos séculos.
A turma visitou locais históricos emblemáticos, como a Praça XV, o Paço Imperial, a imponente Igreja do Carmo, a Biblioteca Nacional e a prestigiada Academia Brasileira de Letras. Essas visitas não apenas complementaram o aprendizado em sala de aula, mas também proporcionaram uma vivência prática e enriquecedora.
Ao conectar o conhecimento acadêmico com a prática real, a Escola Sesc de Ensino Médio reafirma seu compromisso com a formação integral de seus alunos, através da educação que vai além das salas de aula, e com o enriquecimento cultural e social da comunidade escolar e da cidade como um todo.
Comentários