Um dos destaques é a peça Herança, com Mauricio Tizumba, artista homenageado no circuito Palco Giratório 2024.

No mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra, o Centro Cultural do Polo Educacional Sesc traz uma programação dedicada a cultura afro-brasileira, com destaque para o espetáculo teatral “Herança” e a palestra “Caras e caretas de um teatro negro performativo”, da Cia Burlantins (MG), que celebra os 50 anos de carreira de Mauricio Tizumba. Multi-instrumentista, cantor, diretor musical e ator, Tizumba tem uma trajetória artística baseada no diálogo entre diversas linguagens e entre a arte e as manifestações populares tradicionais da cultura afro-brasileira. Ele é um dos homenageados da edição deste ano do Palco Giratório, projeto do Sesc que promove a circulação de grupos de artes cênicas por todo Brasil.

“Herança” retrata a busca e o resgate da herança cultural afro-brasileira como bússola para a diáspora negra. Em cena estão três multiartistas: Júlia Tizumba, Sérgio Pererê e o próprio Tizumba. Dirigidos pela premiada Grace Passô, escavam histórias íntimas enquanto miram a África como se olhassem num espelho. Os artistas também participam de um bate-papo com o público no Pensamento Giratório. Pai e filha refletem sobre as performances pretas a partir de suas próprias experiências e de importantes referências da área, como Abdias Nascimento, Leda Maria Martins e Marcos Antônio Alexandre.

As homenagens continuam com a oficina de percussão “Ritmos da Cultura Afro-brasileira”, conduzida pelo músico Roberto Malaguti, que traz atabaques, chocalhos, agogôs e zequerês, e com a roda de conversa “Herança Cultural Afro-brasileira na música”, mediada pelo cantor e preparador vocal Pedro Lima. Nela, o público vai conversar sobre os nossos ritmos tradicionais de matriz africana, como o samba, jongo e o maracatu.

O trabalho dos alunos da Escola Sesc de Artes Dramáticas fecha a programação, no último fim de semana de novembro, com uma adaptação da Ópera dos Três Vinténs, de Bertold Brecht. A trama expõe como o dinheiro e a ganância moldam as pessoas, questionando a moralidade em um mundo onde crime e lei se misturam.

Localizado em Jacarepaguá, na Av. Ayrton Senna, 5.677, no Rio de Janeiro, o Polo Educacional Sesc oferece estacionamento gratuito, sujeito à lotação, para melhor comodidade dos participantes. Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis para retirada uma hora antes do início da programação, na bilheteria do teatro.

A programação completa está disponível em https://www.poloeducacionalsesc.com.br/programacao/