Projeto tem como tema “Encontros, tempos e territórios” e explora as diferenças entre gerações, regiões e influências brasileiras

A 26ª edição do Sonora Brasil chega ao Polo Educacional Sesc, no Rio de Janeiro. O projeto de circulação musical traz como tema no biênio 2024- 2025 “Encontros, tempos e territórios”, reunindo 10 grupos artísticos de diferentes gerações, regiões e influências que desenvolveram espetáculos inéditos, criados a partir da mistura de diferentes ritmos e vivências. Até o final do ano, serão realizados  200 shows em 59 cidades de todas as regiões do país, com cinco grupos circulando pelos estados das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e outros cinco pelas regiões Sul e Sudeste.

O Polo Educacional Sesc receberá os grupos artísticos que circulam este ano no circuito Sul e Sudeste. As apresentações serão realizadas dentro da programação do centro cultural, entre os dias 17 e 26 de setembro. Quem sobe primeiro ao palco é a dupla alagoana Chau do Pife e Andrea Laís; ele um patrimônio vivo da cultura alagoana, e ela uma cantora com forte influência dos grandes nomes da música popular brasileira.

Fernando César e o Tiago Tunes, dupla do Distrito Federal, se apresentarão dia 18 trazendo a história e a renovação do Choro brasileiro. De Rondônia vem o cantor, compositor e instrumentista Bado, que está ao lado da banda Quilomboclada e da rapper Sandra Braids apresentando ao público a MPBera, movimento identitário rondoniense que revaloriza a identidade ribeirinha.  

De Paranaguá (PR), o mestre da cultura caiçara Zeca da Rabeca, brincante e construtor de instrumentos, se une a curitibana artista da voz, carnavalesca, performer, figurinista e arte educadora, Melina Mulazani. Samba e pagode marcam a programação no encontro do compositor Charlles André, referência dos ritmos dos anos 1990, e a cantora e compositora fluminense Luciane Dom, da nova geração.

 “A nova edição do Sonora Brasil busca destacar o olhar, a escuta e a valorização das territorialidades, diversidade e memórias por meio do encontro entre artistas de diferentes gerações e regiões. A ideia é que esses encontros mostrem a relação entre tempos históricos e territórios nas criações artísticas de diferentes movimentos da música popular brasileira. O Sesc se orgulha de potencializar as produções artísticas de forma nacional por meio desses circuitos itinerantes, dando visibilidade aos artistas e livre acesso ao público”, afirma a Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaina Cunha.

Serviço:

Sonora Brasil

Local: Polo Educacional Sesc

Endereço: Avenida Ayrton Senna 5.677, Jacarepaguá

Horários:

Dia 17/9 (terça), 20h

Chau do Pife e Andrea Lais

Dia 18/9 (quarta), 13h45

Fernando e Tiago

Dia 23/9 (segunda), 20h

Bado, Quilomboclada e Sandra Braids 

Dia 24/9 (terça), 20h

Zeca da Rabeca e Melina Mulazani

Dia 26/9 (quinta), 20h

Charlles André e Luciane Dom

Acesso gratuito, com retirada de ingresso na bilheteria uma hora antes do início do espetáculo.