O Centro Cultural do Polo Educacional Sesc promove no mês maio a oficina do Palco Giratório – Pesquisando o teatro inclusivo: acessibilidade como linguagem cênica. A atividade acontecerá no dia 6/5, das 14h 18h, com inscrições gratuitas e abertas até 4 de maio. A lista com as pessoas contempladas será divulgada por e-mail e/ou por WhatsApp no dia 5. Para se inscrever clique aqui.
A oficina é voltada para atores e/ou estudantes de teatro experenciarem a construção de uma dramaturgia a partir do pensamento acessível. Serão apresentados os recursos de acessibilidade: audiodescrição, Libras, legendagem e linguagem simples como elementos possíveis para uma linguagem teatral e para o exercício da comunicação inclusiva com a criação de uma cena. A partir de experiências e jogos sensoriais, espera-se que ao final da oficina os estudantes compreendam as possibilidades de inclusão da acessibilidade como elemento dramatúrgico.
Sobre o Grupo: Considerada pela crítica especializada como uma das principais companhias com pesquisa voltada exclusivamente ao teatro para a infância, a Trupe do Experimento, fundada em 2006, possui 8 espetáculos em repertório, que já angariaram, juntos, cerca de 60 prêmios em festivais e temporadas por todo o Brasil. Seus principais projetos são Sonho de uma noite de Verão – A Magia de Shakespeare para todas as idades (2006 2015), O Que Podemos Contar (2011 – 2017), O Pequeno Autor (2014 – 2016), O Alfaiate de Palavras (2017-2019) e o recém estreado Da Janela (2024), que coloca a acessibilidade no centro da cena. Traço marcante da companhia, a brasilidade dos espetáculos se faz presente em elementos que vão desde a música até a estética, que se apresenta nos premiados figurinos e cenários, e contribuem para criação de um ambiente lúdico, que permite a crianças de 2 a 120 anos criarem conosco através das histórias apresentadas em cena.
Ministrantes: Marco dos Anjos é idealizador do projeto, dramaturgo e diretor do espetáculo Da Janela; Mariana Siciliano é atriz surda e pedagoga; Thamires Ferreira é intérprete em Libras.
SERVIÇO
6/5, das 14h às 18h
Local: Sala de lutas (Complexo esportivo)
Limite de participantes: 20 pessoas
Classificação indicativa: Livre
Gratuita, mediante disponibilidade de vaga.
Comentários