Em um mundo que exige respostas urgentes para os desafios ambientais, a educação precisa ir além do ensino tradicional. Assim, um grupo de jovens da Escola Sesc de Ensino Médio, unidade do Polo Educacional Sesc, foi desafiado a ir além dos conceitos e colocar ideias sustentáveis em prática. De um ambiente que estimula a inovação e a responsabilidade social, nasceu a L.I.S.A – Lixeira Inteligente Sustentável Automatizada. A iniciativa surgiu a partir de um convite feito pela Diretoria de Economia e Inovação da CNC em articulação com a Assessoria de Planejamento e Inovação do Departamento Nacional do Sesc e o Ecos – Programa de Sustentabilidade, alocado tanto na Assessoria de Gestão de Representações da CNC, como na Assessoria de Sustentabilidade do Sesc, para que a Escola desenvolvesse uma solução para a gestão de resíduos e a reciclagem.

A L.I.S.A é uma lixeira com um sistema de seleção de resíduos que utiliza inteligência artificial e automação para otimizar o processo de descarte de resíduos. Ela opera por meio de um sistema de reconhecimento de resíduos, com a utilização de sensores e placas Arduino e Raspberry PI. A inteligência artificial treinada com um banco de imagens permite que o equipamento identifique e categorize o lixo automaticamente. Além disso, o projeto inclui um aplicativo que oferece clubes de vantagens e outras funcionalidades para engajar os usuários na prática da sustentabilidade.

“Projetos como esse são uma demonstração clara do quanto a educação pode e deve ser um agente ativo da transformação. A Rede Sesc de Educação, da qual a Escola Sesc de Ensino Médio faz parte, forma não apenas estudantes preparados para o futuro, mas cidadãos capazes de construí-lo de maneira consciente e inovadora”, afirma José Carlos Cirilo, Diretor-Geral do Departamento Nacional do Sesc. E completa: “Esse é um exemplo que reforça a integração do Sistema CNC-Sesc-Senac e o seu compromisso com a construção de uma sociedade mais sustentável”.

A sustentabilidade é transversal as ações do Polo Educacional Sesc – Polo de Referência do Departamento Nacional do Sesc – e está presente em projetos que unem investigação científica e consciência ambiental. Para Gabriela Monteiro Mello, estudante da 1ª série, a experiência tem sido transformadora. “Foi uma grande oportunidade de fazer parte de um grupo de estudantes incríveis e trabalhar todo nosso potencial para elaborar esse projeto com a IA de forma criativa. Ver toda a ideia da nossa lixeira crescer, tomar essa proporção, e poder fazer parte disso é com certeza uma honra”.

Agora, a expectativa é que a L.I.S.A seja aprimorada e possa ganhar espaços de implementação como os corredores da própria Escola e da CNC, disseminando o espírito inovador e sustentável que nasce dentro das salas de aula e ecoa para além dos muros da escola.