Na nossa Escola, temos estudantes de todo o Brasil que se formam no 3º ano do Ensino Médio prontos para seguir diversos caminhos. Alguns retornam às suas cidades de origem, muitos mudam de estado, e outros vão para algum lugar fora do Brasil.
Pensando nisso, a Escola Sesc de Ensino Médio, por meio do programa Alumni, divulga a ação “ESEM no Mundo”, que consiste em compartilhar as trajetórias dos nossos ex-estudantes ao redor do globo. O sul-mato-grossense Caio Lima é um deles. Aos 24 anos, Caio é publicitário e jornalista formado pela PUC-Rio e atua como Executivo de Marketing, no Park Hyatt Dubai, localizado no Dubai Creek Golf & Yacht Club.
Na breve entrevista abaixo, Caio nos conta detalhes de sua trajetória e a importância da Escola Sesc de Ensino Médio na sua vida.
Estudar na Escola Sesc de Ensino Médio me permitiu chegar onde eu estou. A educação integral, o ambiente multicultural, o ensino das línguas estrangeiras e as atividades extracurriculares são os diferenciais que eu jamais encontraria em outro lugar. O Festival de Criação Publicitária 2009 (FesCrip) foi o primeiro projeto de Comunicação e Marketing que eu realizei na vida; uma semente que germinou e se transformou numa carreira internacional. No FesCrip, eu descobri a imensidão do processo criativo, gestão de marca, estudos de público, texto, vídeo, fotografia, rádio, eventos, ativações e muito trabalho em equipe. O ensino intensivo da língua inglesa e espanhola me tornou um profissional diferenciado e com habilidades múltiplas. Ele me abriu muitas portas, que me permitiram estar em uma respeitada empresa multinacional, em uma unidade em Dubai – Emirados Árabes Unidos.
Como foi sua trajetória após se formar na Escola Sesc até chegar a Dubai?
Após me formar na Escola Sesc de Ensino Médio, em 2011, eu iniciei a faculdade de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda na PUC-Rio, em 2012. Recém-chegado, ainda na terceira semana de aula, eu consegui meu primeiro estágio como repórter na Rádio Catedral FM, na Glória. Nesse momento, eu entendi como a comunicação social é uma ciência integrada e decidi fazer também a habilitação em jornalismo. Eu diria que depois de ter escolhido a ESEM para fazer o ensino médio, a opção em fazer duas habilitações foi a segunda melhor decisão que eu fiz na vida. As duas áreas combinadas me deram um sólido conhecimento da indústria e do mercado e me permitiram explorar subáreas. Após minha experiência em rádio, fui estagiário na Assessoria de Comunicação da PUC-Rio, Departamento de Gestão de Projetos do Museu de Arte do Rio, Comunicação da Copa do Mundo 2014 (Host Broadcast Service – HBS), Comunicação Internacional da Petrobras, Assessoria de Imprensa da Fundação Roberto Marinho e, por fim, Jornalismo no Canal Futura. No período entre Petrobras e Fundação Roberto Marinho, morei em Madri, Espanha, por seis meses, onde fiz intercâmbio acadêmico na Universidade Autônoma de Madri, no curso de Línguas Modernas, Cultura e Comunicação. O dia da minha colação de grau, no dia 13 de janeiro de 2017, foi também o meu primeiro dia como Assistente de Marketing no Grand Hyatt Rio de Janeiro (hotel 5 estrelas). Após um ano e 3 meses nessa posição, eu senti a necessidade de buscar desafios maiores e construir minha carreira internacional, que é uma das coisas mais interessantes da indústria hoteleira. Após pesquisar uma série de países, custos, qualidade de vida, processos para visto, empregabilidade de profissionais estrangeiros e mercado de trabalho na área de comunicação e marketing, eu me mudei para os Emirados Árabes Unidos, uma referência em turismo e luxo, além de ser muito aberto para expatriados. Com uma mochila nas costas e um sonho em mente, eu me mudei para um país que eu nunca tinha visitado antes. Consegui uma recolocação na mesma marca, Hyatt, no segmento de luxo. Hoje, muito realizado com a minha trajetória, sou Executivo de Marketing no Park Hyatt Dubai, localizado no Dubai Creek Golf & Yacht Club.
Como está sendo seu trabalho em Dubai? Conte-nos mais sobre sua função e o prêmio que sua empresa recebeu.
Meu departamento atua em duas frentes principais: Marketing e Relações Públicas. Desenvolvemos todo a gestão de marca, reputação e promoções para o hotel, os 5 conceitos gastronômicos e o spa. Somos responsáveis por todo o trabalho relacionado à assessoria de imprensa, redes sociais, design, websites, comunicação digital, campanhas online e offline, prêmios, relacionamento com influenciadores digitais, conteúdo, fotografia e vídeo etc. Um dos nossos conceitos gastronômicos é o Traiteur Brunch, que foi eleito o melhor brunch da cidade pelo Time Out Dubai Restaurant Awards 2019. Não é fácil se destacar numa cidade com ofertas gastronômicas infinitas e opções luxuosas estonteantes. Foi uma grande conquista, fruto do trabalho duro e paixão de muita gente envolvida, principalmente das equipes de culinária e de alimentos e bebidas, mas também de todas áreas de suporte como serviços gerais, floristas, jardineiros, engenharia e manutenção, treinamento e desenvolvimento, entre outras. Como marketing, estivemos presentes no processo de renovação do conceito do Traiteur Brunch, desenvolvimento de conteúdo, fotografia, redes sociais, promoções, websites, relacionamento com a mídia etc. O trabalho tem sido ótimo, com novos desafios e um processo de adaptação intenso. É uma grande mudança trabalhar integralmente em inglês em um país com diferenças culturais muito marcantes. Tem sido uma aventura muito enriquecedora. A equipe de Vendas & Marketing é composta por aproximadamente 25 membros de 20 nacionalidades distintas. Às vezes me sinto de volta à ESEM, quando éramos 15 alunos de estados diferentes por turma. É uma nostalgia gostosa que me faz lembrar de tantas pessoas incríveis que conheci e experiências memoráveis que vivi naqueles 3 anos.
Comentários