A Escola Sesc de Ensino Médio se destacou com sua participação em várias atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), um evento anual promovido pelo governo federal para aproximar a ciência e a tecnologia da sociedade. Durante o evento, a escola esteve envolvida em iniciativas que exploraram a interseção entre inovação, educação e desenvolvimento sustentável.

A SNCT é um evento de destaque no calendário educacional brasileiro, reunindo instituições de ensino em todo o país para promover o conhecimento científico. Com atividades como palestras, oficinas, exposições e competições, a semana visa aproximar a ciência do cotidiano das pessoas, incentivando a inovação e o desenvolvimento educacional.

Na feira “Biomas do Brasil”, promovida pela Fiocruz, os projetos dos grupos ReciclARTE, Clube de Ciências e GeoMaker foram apresentados, demonstrando o compromisso da escola com o uso criativo da ciência e tecnologia. Além disso, alunos da 2ª série representaram a Escola Sesc no HackBio da UFRJ, um hackathon focado em “Diálogos Contemporâneos sobre Computação Aplicada e Biomas”. Essa experiência proporcionou uma oportunidade única de imersão em desafios científicos, estimulando o pensamento crítico e a inovação.

Com essa participação ativa na SNCT, a Escola Sesc de Ensino Médio reafirma seu compromisso com a educação inovadora, proporcionando aos alunos uma formação que vai além da sala de aula e promove a aplicação prática do conhecimento científico.

Entenda mais sobre as atividades:

ReciclARTE: Combinando Arte e Geografia, o ReciclARTE promove a conscientização ambiental através de expressões artísticas. Os alunos produzem vídeos, esculturas e fotografias utilizando materiais recicláveis, refletindo sobre o impacto ambiental e incentivando ações sustentáveis.

Clube de Ciências: Focado no desenvolvimento crítico e criativo, o Clube de Ciências busca despertar o interesse dos alunos pela ciência e tecnologia. Com investigações práticas baseadas em situações do dia a dia, os estudantes aplicam o método científico para propor soluções inovadoras de forma colaborativa.

GeoMaker: Integrando a cultura maker à Geografia, o GeoMaker oferece atividades interativas que exploram o uso de geotecnologias para resolver problemas espaciais. Os alunos aprofundam seus conhecimentos geográficos e desenvolvem habilidades para aplicar tecnologias na análise de questões ambientais.