Nos dias 18 e 19 de outubro, realizamos, por meio da Gerência de Educação do Departamento Nacional do Sesc, as simulações da Jovem ONU e Model United Nations, envolvendo alunos da Escola Sesc de Ensino Médio e de outras instituições.
Em debates conduzidos em português e inglês, cerca de 120 estudantes discutiram soluções para questões relevantes à sociedade atual. Foi uma experiência enriquecedora que incentivou o diálogo, o trabalho colaborativo e o protagonismo estudantil, promovendo novas perspectivas sobre diversas agendas globais.
Essa prática é fundamental para fortalecer as habilidades retóricas, a autonomia intelectual, o senso crítico e a capacidade de pesquisa dos estudantes da educação básica. Além disso, as simulações possibilitaram a troca de experiências entre estudantes e professores, ampliando o repertório dos nossos alunos com diferentes visões e conhecimentos que enriqueceram o processo de debate.
Tivemos a grande oportunidade de contar com a participação de alunos de várias regiões do Brasil, incluindo os regionais do Sesc do Amazonas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Roraima e do Distrito Federal. Essa diversidade reforçou o sentimento de pertencimento à Rede Sesc de Educação e fortaleceu a cooperação entre os diversos setores da nossa instituição nacional.
Além dos participantes do Sesc, contamos com a presença de instituições convidadas da nossa cidade, como o Ciep 117 – Carlos Drummond de Andrade Brasil-Estados Unidos, o Colégio Pedro II (campi Centro e Tijuca) e o Colégio PH.
As simulações da Jovem ONU e Model United Nations articularam uma rede significativa de contatos institucionais, contribuindo para o desenvolvimento integral das escolas e de seus participantes.
Comentários