O Centro Cultural do Polo Educacional Sesc recebeu estudantes da Escola Municipal Joaquim Fontes e do Espaço de Desenvolvimento Infantil Maria Beralda para duas experiências artístico-pedagógicas marcadas por aprendizado, sensibilidade e inclusão.

A primeira atividade, realizada no dia 30/4, foi a roda de conversa “A importância da Libras na educação”, conduzida pela instrutora Gabriela Rodrigues. Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a história da Língua Brasileira de Sinais (Libras), aspectos da cultura surda e o uso das terminologias adequadas no contexto educacional. Além do conteúdo teórico, os estudantes puderam praticar e aprender sinais básicos e introdutórios, vivenciando, na prática, os primeiros passos na comunicação inclusiva.

Na semana seguinte, no dia 7/5, os alunos retornaram ao Polo para assistir ao espetáculo “Da Janela”, da companhia Trupe do Experimento, do Rio de Janeiro, em apresentação que integra a programação do Projeto Palco Giratório, iniciativa nacional de circulação de grupos teatrais promovida pelo Sesc. Com uma linguagem voltada ao universo infantil, a peça destaca o brincar como ferramenta de descoberta, convidando o público a participar de um jogo lúdico e interativo. A dramaturgia também se destaca pela utilização de recursos de acessibilidade, incentivando o diálogo familiar sobre inclusão e diversidade.

As ações reforçam o compromisso do Polo Educacional Sesc com a promoção de atividades que ampliam o repertório cultural e formativo de crianças e jovens, conectando arte, educação e cidadania.