fbpx

Projeto Uzina

Cursos livres

Para incentivar a formação profissional no campo cultural, o Polo Educacional Sesc promove o Projeto Uzina. São cursos livres gratuitos nas áreas de música, audiovisual, artes cênicas e artes visuais, que propiciam a ampliação de repertórios e conhecimentos técnicos em arte e cultura, para artistas iniciados e iniciantes.

Currículo diversificado

Neste segundo semestre de 2022, serão ofertados 8 cursos, com 20 vagas cada, em um total de 160 vagas. As inscrições podem ser feitas entre 3 e 5 de agosto. Os candidatos passarão por um processo seletivo durante a semana de 8 a 12 de agosto e os classificados iniciarão as aulas a partir de 16 de agosto.

As aulas serão presenciais, realizadas no Centro Cultural do Polo Educacional Sesc, em Jacarepaguá, entre segunda e quinta-feira, conforme o curso, no turno da noite. As turmas serão compostas por até 20 alunos. Ao final, os alunos receberão certificado de conclusão.

Artes Cênicas

Teatro Iniciante I
Iniciação às técnicas teatrais: exercícios vocais, expressão corporal, improvisação e construção cênica. Jogos teatrais com foco em criatividade, confiança, desinibição, criticidade e trabalho em equipe. Análise de obras teatrais: criação e fruição.

Teatro Iniciante II
Técnicas teatrais: exercícios vocais, expressão corporal, análise e pesquisa dramatúrgica, improvisação e criação cênica. Jogos teatrais com foco na relação entre a atuação e os demais elementos cênicos. Análise de obras teatrais: criação e fruição. Construção de personagens.

Acrobacia aérea e solo
Iniciação às técnicas circenses, aparelhos aéreos (tecido e trapézio), jogos e desafios físicos, trabalho em equipe e criação coletiva.

Danças urbanas
História da Cultura Hip-hop no Brasil e no mundo. Consciência corporal e introdução aos movimentos básicos das linguagens das Danças Urbanas/Street Dance. Introdução aos estilos popping, locking e breaking e outros subgêneros das Danças Urbanas.

Artes Visuais

Fotografia com celular
Teoria e prática acerca da fotografia feita com celular e seu papel para além das redes sociais. Ao concluir o curso, o aluno será capaz de fotografar com o celular de forma mais técnica, podendo aplicar o conhecimento em fotografias pessoais, artísticas e profissionais. Obs.: o estudante deve possuir seu próprio celular (smartphone) para utilizar ao longo do curso.

Audiovisual

Roteiro de Cinema
Embasamento técnico sobre dramaturgia e linguagem fílmica para a escrita audiovisual. O programa abrange: elaboração da ideia; desenvolvimento de storyline, sinopse e argumento; estruturação em escaletas e linha do tempo; construção de personagem; escrita de cenas e diálogos.

História do cinema
O curso se propõe a apresentar e exercitar os princípios básicos da história cinematográfica, exemplificando conceitos gerais aplicados por meio da interpretação e análise dos filmes e evolução de linguagem na história do cinema. Além de acrescentar um olhar decolonialista sobre os recortes transversais, como as questões de gênero, classe, etnia, raça, territorialidade e sexualidade.

Crítica cinematográfica
O curso abordará a dicotomia estrutural entre crítica jornalística e acadêmica, tendo em vista que ambas podem ser trabalhadas de forma independente ou complementar. Em paralelo às aulas teóricas e aos debates em torno de textos produzidos por críticos de cinema, cujos trabalhos se tornaram referenciais, os alunos serão convidados a escrever um ensaio ao longo do curso.