PROCESSO ADMISSIONAL DA ESCOLA SESC DE ENSINO MÉDIO

VAGAS PARA 2022

Olá, candidato(a)!

Aqui estão algumas informações para você que deseja participar do nosso processo seletivo. O presente texto não substitui, em hipótese alguma, o Regulamento do Processo de Admissão para Ensino Médio ano letivo 2022 (saiba mais).

A Escola Sesc de Ensino Médio oferece 90 vagas para a 1ª série do Ensino Médio, com bolsa de Estudo integral para ano letivo de 2022.  As vagas estão distribuídas da seguinte forma:

38 vagas para regime externo – Candidatos do Rio de Janeiro.

52 vagas para regime residencial – Candidatos das demais Unidades Federativas.

Fui sorteado(a), como proceder agora?

R: Após o sorteio e no período de 20 a 30 de agosto de 2021, até as 18h (horário de Brasília), você deverá enviar os documentos para comprovar os Critérios Preferenciais.
Quais são os critérios preferenciais?
a) Ter renda familiar bruta, igual ou inferior a 03 (três) salários mínimos (Nacional).
b) Ser dependente de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo.
c) Ser estudante regularmente matriculado em escola da rede de ensino Sesc ou que, ao longo de sua vida, tenha estudado dois terços, 6 anos, do Ensino Fundamental na rede pública, ou
d) Ter estudado dois terços, 6 anos, do Ensino Fundamental na condição de bolsista integral (100%) de escola privada.
Saiba que os critérios citados nas alíneas “c” e “d” não são cumulativos, você receberá a pontuação somente em uma das condições de Escolaridade.

Tenho dúvidas sobre os Documentos que preciso enviar. Como posso saber quais sãos os documentos comprobatórios dos critérios Preferenciais?

R: Leia os Anexos 3 e 4 do Regulamento do Processo Admissional 2022.
Por que tenho que enviar esses Documentos?
R: Os Critérios Preferenciais precisam ser comprovados para que o candidato receba a pontuação. Todos os documentos enviados serão conferidos e analisados.

Fui sorteado e não me encaixo em nenhum dos critérios preferenciais. Serei desclassificado?

R: Não. Vale ressaltar que a 3ª fase do processo não é eliminatória, mas, classificatória.
Porém, os(as) Candidatos(as) que declararem atender aos requisitos dos Critérios Preferenciais e não anexarem os documentos comprobatórios, ou apresentarem arquivos fora das orientações descritas ou fora do prazo determinado no Regulamento e nos Anexos, não poderão pleitear a pontuação.

Terei prazo para a entrega dos documentos para a comprovação dos critérios preferenciais?

R: Só serão aceitos e validados os documentos enviados até às 18h do dia 30 de agosto de 2021 (horário de Brasília).
Em nenhuma hipótese será permitida qualquer alteração ou acréscimo de informações ou documentos por parte do(a) Candidato(a) e seus Responsáveis Legais, após o período, determinado no Regulamento do Processo de envio dos documentos comprobatórios.

Quais os documentos que servem para comprovar a renda familiar?

R: No Anexo 3 do Regulamento do Processo Admissional 2022, disponível no site da Escola, estão descritas as formas para a comprovação de renda.

O que é Renda familiar bruta?

R: Renda familiar bruta mensal é a soma dos rendimentos brutos recebidos por todas as pessoas da família. É a renda recebida sem os descontos.
Importante lembrar que é necessário que os comprovantes de renda enviados sejam atuais e tenham o valor da renda recebida.

De quais familiares devo comprovar a renda?

R: Para efeito de comprovação de renda familiar, o presente Regulamento considera o conceito de família como a unidade nuclear composta por uma ou mais pessoas, eventualmente ampliada por outras pessoas que contribuam para o rendimento ou tenham suas despesas atendidas por aquela unidade familiar, todas moradoras em um mesmo domicílio.

Minha tia reside conosco, tenho que comprovar a renda dela?

R: Sim, o candidato deve comprovar a renda familiar de todos moradores que residam com ele.
Regulamento: renda bruta familiar, a renda de todos os moradores, sem os descontos, de um mesmo domicilio (pais, mães, irmãos, avós, etc).

Um dos meus familiares está desempregado. Como posso comprovar esta situação?

R: Na situação de desemprego de alguém que resida com o candidato, ele poderá comprovar através dos seguintes documentos:
a) Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) registrada e atualizada. Páginas de identificação, contrato de trabalho assinada, próxima página da carteira de trabalho em branco ou
b) Pesquisa emitida pelo INSS de Contribuições Previdenciárias e Vínculos Empregatícios, obtida pessoalmente em todas as Agências da Previdência Social.
c) Contrato de rescisão ou comunicação de dispensa;
d) Comprovante de recebimento de seguro-desemprego, quando houver;

Meus pais são separados, preciso comprovar a renda deles?

O candidato deverá comprovar a renda ou ausência dela, daquele que resida com o mesmo. Porém, é necessário comprovar a separação de seus pais e se houve acordo de pensão alimentícia ou não, através dos seguintes documentos:
a) Comprovante de separação ou divórcio dos pais, cópia de decisão judicial, acordo homologado judicialmente ou escritura pública determinando o pagamento de pensão alimentícia, e um demonstrativo do valor recebido.
b) Em caso de separação ou divórcio sem pagamento de pensão, o candidato deve apresentar declaração, sob as penas da lei, com a assinatura de duas pessoas que atestem a situação fática específica. As assinaturas deverão ser reconhecidas em cartório.

Estou desempregado tenho que comprovar isso?

R: Sim. Nesse caso, envie:
a) Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) registrada e atualizada. Páginas de identificação, contrato de trabalho assinada, próxima página da carteira de trabalho em branco. ou
b) Pesquisa emitida pelo INSS de Contribuições Previdenciárias e Vínculos Empregatícios, obtida pessoalmente em todas as Agências da Previdência Social.
c) Contrato de rescisão ou comunicação de dispensa;
d) Comprovante de recebimento de seguro-desemprego, quando houver;

Minha avó é pensionista mora comigo e com meus pais preciso enviar os comprovantes de pagamento dela?

R: Sim. A renda família bruta é composta pela soma das rendas de todos com idade de trabalhar ou aposentados que residem com o candidato.

Sou MEI como posso comprovar a minha renda?

R: Orientamos que leia o item 5 do Anexo 3 do Regulamento. Mas informamos que o COMPROVANTE DE MEI NÃO SERVE PARA COMPROVAR A RENDA. Pois, nesse documento, não há a informação sobre a renda mensal.

Meus pais são separados, moro com o meu pai tenho que comprovar a renda da minha mãe?

R: É necessário comprovar o pagamento de pensão ou ausência de pagamento de pensão alimentícia.

Como faço isso?

R: a) Comprovante de separação ou divórcio dos pais, cópia de decisão judicial, acordo homologado judicialmente ou escritura pública determinando o pagamento de pensão alimentícia, e um demonstrativo do valor recebido.
b) Em caso de separação ou divórcio sem pagamento de pensão, o candidato deve apresentar declaração, sob as penas da lei, com a assinatura de duas pessoas que atestem a situação fática específica. As assinaturas deverão ser reconhecidas em cartório.

Sou dependente de comerciário, mas não tenho a carteirinha como posso comprovar essa condição já que as Unidades do Sesc estão fechadas?

R: Para o(a) Candidato(a) que não esteja de posse da carteirinha como dependente de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, para comprovação desse critério, poderá apresentar cópia
do último contracheque ou da carteira de trabalho do seu responsável legal, com a última atualização em caráter de empregado ou desempregado, desde que a instituição empregadora esteja vinculada à categoria conforme trata o anexo do artigo 577 da CLT, ou à CNTC, ou que seja contribuinte do Sesc (ex-IAPC).
Os candidatos que tenham pais declarados em seus documentos de identificação (RG e certidão de Nascimento), mesmo não residindo no mesmo domicílio, precisam comprovar a renda ou ausência de renda provenientes de pensão. Em caso de ausência de um ou de ambos por qualquer motivo (óbito e outros), é necessário comprovar a renda provenientes de pensão, entre outros.

Declaração de escolaridade

Como posso comprovar que eu estudei 2/3, 6 anos, em Escola pública do ensino fundamental?

R: Pode comprovar por meio de Declaração Escolar, com data de emissão inferior a 30 dias, que conste essa informação ou com a cópia do Histórico Escolar.

Por que não encontrei o meu número de matrícula na listagem de inscrição validas e na do sorteio publicada no site da Escola?

R: Conforme o Regulamento do Processo Admissional 2022, os candidatos deveriam fazer a confirmação de inscrição, enviar os documentos de identificação: foto, cédula de identidade, certidão de nascimento e comprovante de residência e responder ao Questionário sociocultural dentro do período estipulado no Regulamento. Os candidatos que não cumpriram essa fase estão eliminados do processo.

Eu enviei os documentos no período de confirmação de inscrição, mas mesmo assim a minha matrícula não estava na listagem de aptos ao sorteio, por quê?

R: Conforme o Artigo 9º do Regulamento do Processo Admissional 2022, parágrafos:
“§4º Os documentos de identificação do(a) Candidato(a) a serem anexados na página eletrônica da ESCOLA deverão ser no formato PDF ou Imagem (PNG, JPG ou JPEG). Documentos enviados em outro formato que não atendam às orientações deste Regulamento e seus anexos, ou que estejam ilegíveis ou danificados, impedindo ou prejudicando a visualização e identificação do(a) Candidato(a) serão determinantes na eliminação do certame.
§12 O(A) Candidato(a) que não confirmar a inscrição no prazo determinado neste Regulamento será considerado desistente do processo de admissão e eliminado(a) do certame.
§13 O(A)Candidato(a) que não anexar os documentos de identificação descritos no parágrafo 1º do art.9º, inabilitará a sua inscrição”.

FASES DO PROCESSO

O Processo seletivo é composto por 4 fases, além da Pré-inscrição:

FASES Descrição PONTUAÇÃO
Confirmação de Inscrição Eliminatória Não pontua
Sorteio Público Eliminatória Não pontua
Envio e a análise dos documentos referentes aos Critérios Preferenciais    Classificatória 80
Entrevista e análise do Histórico Escolar ou boletim do(a) candidato(a) Classificatória 20

CRITÉRIOS OBRIGATÓRIOS E PREFERENCIAIS

Para participar do Processo você precisa obrigatoriamente:

  1. estar cursando ou já ter concluído o 9º ano do Ensino Fundamental.
  2. ter nascido entre 1º de janeiro de 2006 a 31 de dezembro de 2008.

Se você atender às condições obrigatórias acima (itens 1 e 2), poderá fazer a sua pré-inscrição, do dia 26 de abril até o dia 26 de maio de 2021, EXCLUSIVAMENTE pela Internet.

Existem também Critérios Preferenciais em nosso Processo, mas você poderá fazer a sua inscrição mesmo que não atenda a esses critérios! (saiba mais)

PRINCIPAIS DATAS DO PROCESSO

Fases

Datas

Pré-inscrição

De 26 de abril a 30 de maio de 2021

Confirmação de Inscrição

De 31 de maio a 13 de junho de 2021

Sorteio

14 de agosto

Envio dos Documentos Critérios Preferenciais

De 20 a 30 de agosto de 2021

Entrevistas

18 a 29 de outubro de 2021

Resultado final

8 de dezembro de 2021

PRÉ-INSCRIÇÃO

  1. Acesse o site da Escola escolasesc.com.br
  2. Entre em Estude conosco e clique no Link Faça a sua pré-inscrição;
  3. Preencha todos os dados, confira e envie.

IMPORTANTE: A inscrição para participar no processo de admissão da ESCOLA acontece em dois momentos: a Pré-inscrição e a Confirmação da inscrição. 

1ª FASE – CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO

Realizada a pré-inscrição, sua participação no processo só estará garantida se você, obrigatoriamente, fizer a confirmação da inscrição, que acontece do dia 31 de maio até o dia a 13 de junho de 2021. 

Nessa fase, você precisará preencher o Questionário Sociocultural, conferir seus dados e enviar os seguintes documentos:

  • Uma Foto 3×4 recente.
  • Certidão de Nascimento e/ou Cédula de Identidade (frente e verso).
  • Comprovante de residência do(a) Candidato(a) ou de seu responsável legal.

IMPORTANTE: Leia mais detalhes no Regulamento e no Anexo 4. Fique atento para não perder o prazo! Esta fase é obrigatória!

Após a confirmação de inscrição, os documentos enviados serão conferidos. O candidato que tiver a sua inscrição validada irá para a fase do Sorteio. (saiba mais)

2ª FASE – SORTEIO PÚBLICO

O sorteio será realizado no dia 14 de agosto de 2021 pela Loteria federal.

Vídeo explicativo: https://youtu.be/I-aEBi65oSk

Conheça as regras para sorteio no Regulamento do Processo. (saiba mais)

3ª FASE – ENVIO E ANÁLISE DOS DOCUMENTOS DOS CRITÉRIOS PREFERENCIAIS

Se você for sorteado e atender a um ou mais dos Critérios Preferenciais, deverá enviar para análise os documentos de comprovação, obrigatoriamente, no período de 20 a 30 de agosto de 2021, ou a pontuação referente ao(s) critério(s) não será considerada.

IMPORTANTE: NÃO PERCA O PRAZO para o envio dos documentos!
Os documentos serão analisados pela equipe técnica do Processo Admissional.

Após a análise dos documentos e respectiva comprovação dos critérios preferenciais, os candidatos com as maiores pontuações seguirão para a 4ª FASE – ENTREVISTA.

Ainda tem dúvidas sobre Critérios Preferencias, Documentos Comprobatórios e respectiva Pontuação? (saiba mais)

4ª FASE - ENTREVISTA

A listagem com o número de inscrição dos candidatos que irão participar da Entrevista será publicada na página da Escola Sesc.

As entrevistas serão realizadas no período de 18 a 29 de outubro 2021, na modalidade remota ou presencial.

Se você for classificado para essa fase, aguarde o contato para saber o dia e horário da entrevista.

RESULTADO FINAL

O Resultado final do Processo de Admissão será obtido pela soma dos pontos das 3ª e 4ª fases. Serão considerados aprovados os candidatos que estiverem entre os primeiros colocados, de acordo com a distribuição de vagas e com as regras do Regulamento.

A relação final dos candidatos aprovados será divulgada a partir das 18h do horário de Brasília do dia 08 de dezembro de 2021, na página da Escola Sesc.

VENHA FAZER PARTE DE UMA COMUNIDADE EDUCATIVA ÚNICA!

Todo o processo é gratuito, sem taxa de inscrição e online.